Show Rindo

Show Rindo
ADMINISTRANDO SORRISOS !

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dar risada faz bem?

Quem nunca passou mal após escutar uma boa piada?! Rir é muito bom e todo mundo sabe disso. Mas rir é apenas uma manifestação natural?
É mais que isso, faz bem para a saúde (física e mental).
Uma boa gargalhada faz bem para a mente e para o corpo, incluindo o sistema cardiovascular e o sistema imunológico, reforçando nossas defesas contra                diversas       doenças.
De acordo com um vasto estudo desenvolvido pela biomédica Silvia Helena Cardoso, do Núcleo de Informática Biomédica (NIB) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o ser humano tem duas maneiras básicas de desencadear o riso: uma por motivos sociais (quando está em convívio com outros da mesma espécie); e outra, por razões cognitivas (a capacidade de compreensão de piadas, filmes etc. e a capacidade de lembrar de fatos).
A área do cérebro responsável por sensações como a felicidade é o sistema límbico (região intermediária, que responde pelas emoções em geral). Mas é no neocórtex, morada de sensações como a memória, a visão, a audição e a percepção, que fica o humor do ser humano.
O riso é contagiante e desencadeia a mesma sensação em outras pessoas que estiverem      ao         seu     redor.
Isso ocorre porque o cérebro desenvolveu, ao longo da evolução humana, um mecanismo pré-programado de detecção. O neurocientista Robert Provine sugere, em seus estudos “Temos um dispositivo cerebral detector do riso, uma rede neural que percebe quando uma outra pessoa está rindo e diz que você deve        rir      junto”.
Rir faz bem não só para a mente e para a alma. Rir faz bem para o organismo.
As contrações dos músculos da parede torácica, abdome e diafragma fazem aumentar o fluxo sangüíneo dos órgãos internos e isso pode causar uma sensação agradável durante o ato de rir.
Outro motivo de o riso propiciar uma sensação de bem-estar e conforto é o fato de o sistema cardiovascular ser ativado enquanto rimos. Nossos corações ganham um novo ritmo de contrações, bombeando mais sangue e exigindo      mais   esforço.
Apesar de contrairmos alguns músculos, a tensão muscular geral diminui enquanto rimos. Em alguns casos, essa diminuição é tão significativa que pode fazer a pessoa perder o controle sobre os membros e ficar mole de tanto rir. Há casos de quem precise sentar para agüentar tal reação. Outras até caem devido ao agito de estímulos enviados ao cerebelo.
O riso é acompanhado de um considerável aumento da entrada de oxigênio e saída de dióxido de carbono. Por isso, é ideal que as vias aéreas estejam desobstruídas. Como o cérebro já é programado para isso, são comuns as pessoas jogarem a cabeça para trás quando riem. Inconscientemente, elas estão trabalhando para liberar as vias respiratórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário